Home Portugues » Boletin Informativo » Entrevista com S. E. Rev.ma Dom Celso Morga 
Boletin Informativo

Entrevista com S. E. Rev.ma Dom Celso Morga   versione testuale


Qual a sua reação quando soube que Sua Santidade o havia nomeado o “número dois” do importante Dicastério do Clero?
 
Pedi ao Senhor que me ajude, que me faça amar mais os sacerdotes e tenha mais desejos de servir-lhes, e que o peso de uma tal responsabilidade não me tirasse a paz.
 
Segue os passos do seu compatriota, o Cardeal Martinez Somalo?
 
A presença do Cardeal Martinez Somalo e a sua amizade reportam-me quase sempre – e ele mesmo me recorda disso frequentemente – aos anos de Seminário, onde nós dois, em épocas diversas, absorvemos, de sacerdotes exemplares, que o sacerdócio implicava o seguimento incondicional de Cristo e o serviço humilde da sua Igreja. Depois, a Providência divina, através de mediações humanas muito normais, nos revelou o caminho da nossa missão aqui em Roma, sempre dentro daquelas duas coordenadas fundamentais para a vocação sacerdotal. Poucos dias antes da ordenação episcopal, fui à sua casa e, dentre outras coisas, contou-me uma anedota sobre a missão de governo do Servo de Deus João Paulo II. Ajuda-me muito nestes dias e penso que me servirá para sempre. O Cardeal me dizia que, quando um problema de governo não chegava a ser resolvido, João Paulo II tinha o costume de dizer: “rezamos pouco, é preciso rezar mais”.
Naquela ocasião, o Cardeal ofereceu-me uma cruz peitoral que, por sua vez, João Paulo II lhe havia dado. É a mesma que uso nestes primeiros dias de ministério episcopal.
 
Secretário da Congregação para o Clero